11 de setembro de 2018

FLEXÍVEL


A flexibilidade é o máximo de rigidez eficaz que poderá ter no mundo de hoje em dia. Qualquer coisa acima ou abaixo disso irá te destruir - mesmo que momentaneamente.

Tão importante quanto querer, desejar e lutar pelo o que se quer; é aceitar, perceber e compreender que nem tudo gira ao nosso redor - e que o controle sobre nossa vida não passa de pouco mais de ilusão.

Com certeza todos nós já ouvimos o ditado sobre a água e a pedra. Qual dos dois perde com o tempo. Qual consegue ferir o outro.
A água, como tudo que é mutável nessa vida, é flexível, e com ela vem uma porção de ditados, comparações e filosofias de vida na qual não pretendo me aprofundar.

Quando entendemos de onde viemos, e para onde queremos ir. Quando entendemos que a vida é algo transitório. Que o mundo não muda quando algo acontece com você. Que a realidade é muito mais voltada a poucos metros ao seu redor do que todo o resto.
Começamos a compreender algum sentido na vida. Começamos a entender melhor como nos portar, como vislumbrar o desconhecido, qual é seu valor e das pessoas que te seguem nesse caminho.

Ser duro e rígido com seus pensamentos, com seus sentimentos, irá te quebrar por inteiro bem naquele momento que se sentir forte.
Ser frágil e sensível demais irá te levar para lugares que não quer ir. Se sentindo impotente quando a adversidade começar.

Ser flexível te dá uma visão aprimorada. Te faz enxergar além do óbvio, te faz caminhar com firmeza o suficiente para não cair com facilidade. Te faz levantar com a leveza que te impede de se machucar de verdade.

A inteligência emocional atribuída a isso é simples. E isso é o que falta em nós nos últimos tempos. Essa simplicidade libertadora, que faz com que enxerguemos algo além das necessidades ou expectativas pessoais.

Não é uma receita de sucesso. Não.
Não como muitos gostariam de pintar ou de vender por aí.
O sucesso disso, é ter a você mesmo - por completo - na direção da sua vida.

Embora isso não signifique um caminho melhor, pode significar uma caminhada mais agradável e adaptável - daí em diante, os problemas não parecerão tão ameaçadores assim.


- Vinicius Neves
Postar um comentário